segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Secas



A seca é uma catástrofe natural com propriedades bem características e distintas dos restantes tipos de catástrofes. No geral,é entendida como uma condição física transitória caracterizada pela escassez de água, associada a períodos extremos de reduzida precipitação mais ou menos longos, com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas actividades sócio-económicas.(Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil)
Se a situação antecedente de humidade no solo for suficiente para não esgotar a capacidade de suporte dos ecossistemas agrícolas, ou se existirem medidas estruturais com capacidade de armazenamento superficial ou subterrâneo suficiente para colmatar as necessidades de água indispensáveis às actividades sócio-económicas, não se considerar estar perante uma seca.
Em Portugal, as regiões mais afectadas pela seca são: Interior Norte e Centro e o Sul do País.
  • Causas:
As causas das secas enquadram-se nas anomalias da circulação geral da atmosfera, a que correspondem flutuações do clima numa escala local ou regional, gerando condições meteorológicas desfavoráveis, com situações de nula ou fraca pluviosidade, durante períodos mais ou menos prolongados.
Este fenómeno está também associado a outros factores como, por exemplo, o incorrecto ordenamento do território, insuficientes ifra-estruturas de armazenamento de água, uma sobre-utilização das reservas hídricas subterrâneas, uma gestão incorrecta do uso de água, e até a desflorestação incontrolada do território.
  • Consequências:
Os sectores mais afectados por este fenómeno são geralmente a agricultura, a indústria e o próprio bem-estar da população.
As consequências podem ser directas ou indirectas.
Consequências Directas:
- Deficiente fornecimento de água para abastecimento urbano;
- Prejuízos na agricultura, na indústria e na produção de energia hidroeléctrica;
- Restrições à navegação nos rios e à pesca em águas interiores.
Consequências Indirectas:
- Favorecimento de condições que levem à ocorrência e propagação de incêndios florestais;
- Problemas fitossanitários;
- Degradação da qualidade da água;
- Erosão do solo e;
- A longo prazo, desertificação/despovoamento nas zonas de climas áridos e semi - áridos.

PAtrícia Castro

Sem comentários: