terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Portugal...Um País Geograficamente Privilegiado!




Portugal situa-se sudoeste da Europa, entre os paralelos 37º e 42º de latitude norte e os meridianos 6º e 9.5º oeste de Greenwich, e é limitado a norte e a este pela Espanha (1215 km de fronteira) e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico (700 km de costa).

O território nacional tem uma superfície de 88 797,365 Km2- incluindo os arquipélagos dos Açores (2 329,6 Km2 ) e da Madeira (778,9 Km2 ) – o território continental tem uma extensão máxima, em comprimento, de 561 Km e de 218 Km, em largura.

O Cabo da Roca, na encosta oeste, é ponto mais ocidental de Portugal Continental (dados do Instituto Nacional de Estatística).


O país distingue-se pelos diferentes tipos de relevo, sendo que a Norte este é mais acidentado e o terreno mais encarpado.

Entre os rios Minho e Douro, a paisagem é marcada por uma cadeia montanhosa, denominada por cadeia Galaico-duriense, que se prelonga até à linha de costa.

Entre o Douro e o Tejo, encontram-se os picos mais elevados de Portugal Continental, a Serra do Marão e a Serra da Estrela.

A sul do Rio Tejo, surgem as terras mais uniformes, caracterizadas por um escasso relevo, como sendo a Serra Algarvia, e também as terras pantanosas (Vale do Tejo e Sado).


Desde sempre a situação geográfica de Portugal, foi uma mais valia para o país.

No início dos descobrimentos, a facilidade de trocas comerciais, o contacto com outros países que facilmente chegavam aos nossos portos, e até mesmo o avanço dos descobrimentos portugueses, devem-se muito a esta localização estratégica.


Hoje em dia, Portugal encontra-se numa situação geográfica muito vantajosa a nível ecológico e energético.

Isto é, o nosso país é o que regista mais horas de incidência solar (Energia Solar), a longa costa atlântica e a vasta ZEE (Zona Económica Exclusiva) traduz-se numa proveitosa fonte de energia (Energia das Ondas /Mares), e o clima tipicamente mediterrânico deverá também ser uma aposta a nível energético (Energia Eólica).

Países como França, Alemanha e até mesmo Espanha, estão em vantagem sobre nós, relativamente ao uso e investimento em energias renováveis...




Porquê não aproveitamos a localização geográfica que o nosso País (privilegiadamente) ocupa?







Patrícia Castro

Sem comentários: