quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Póvoa...Terra de Encanto!





Esta é a minha cidade...Póvoa de Varzim!


Plantada á beira -mar, e ocupando uma área de 8224 hectares, esta é uma cidade que dispõe de aproximadamente 8km de costa litoral.


Delimitada a Norte pelo concelho de Esposende , a Nordeste por Barcelos, a Leste por Vila Nova de Famalicão e a Sul por Vila do Conde, e banhada a Poente pelo Oceano Atlântico, a Póvoa de Varzim é caracterizada pelos seus extensos areais de grão não muito fino, e pelas suas águas frias e salgadas que se transformam até em meios terapeuticos e medicinais (iodo).


Composta por 12 freguesias (Aver-o-mar, Aguçadoura, Argivai, Amorim, Balasar, Beiriz, Estela, Laundos, Terroso, Rates, Navais e Póvoa de Varzim), a cidade contemporânea (como delimitada no Plano de Urbanização) engloba três dessas freguesias, sendo: Póvoa de Varzim, Argivai e Aver-o-Mar, sem considerar pequenas porções populacionais em Beiriz e Amorim.


Considerado um concelho essencialmente urbano, o centro urbano da Póvoa de Varzim é constituido por 6 freguesias: Póvoa de Varzim, Aver-o-Mar,Aguçadoura, Argivai, Amorim e Beiriz, num total de 26km2.


O crescimento da cidade fez-se do interior (Bairro da Matriz) para o lirotal (Bairro dos Pescadores), essencialmente devido à delocação dos pescadores para a costa poveira, originando aí grandes núcleos familiares (colmeia dos pescadores).


Posteriormente este crescimente fez-se em direcção ao actual Bairro Norte (séc.XX), com ruas paralelas ao atlântico, tornando-se numa zona balnear, muito urbanizada e com edifícios de grande dimensão.


Actualmente, a zona periurbana, ocupa aproximadamente 10km2 e é constituída por Aguçadoura, Amorim e Beiriz, sendo que a zona suburbana (com forte ligação ao centro da cidade) é abrangida pelas freguesias de Argivai e Aver-o-Mr.


As zonas rurais são constituídas pelas restantes freguesias: Balasar, Estela, Laúndos, Navais, Rates e Terroso.


De todas estas freguesias, 3 delas foram recentemente elevadas a Vila (Aver-o-Mar, Aguçadoura e Rates).


Geológicamente, a Póvoa de Varzim é uma planície litoral, originada a partir de uma plataforma marítima antiga, com um solo bastante arenoso e formando dunas, principalmente a Norte de Aguçadoura.


Em termos paisagísticos,a cidade é marcada pelo monte de São Félix,em Laúndos (202m) e pelo monte da Cividade, em Terroso (155m).


O concelho é divido em duas áreas distintas,pela cadeia montanhosa (Serra de Rates): a planície litoral e os montes/florestas,onde os solos têm menor influência marítima.


Em termos ambientais, o coberto florestal e o litoral poveiro sofrem de uma grande pressão demográfica, e no caso das florestas de uma agricultura intensiva.


Os penedos rochosos, que marcam a costa poveira, são uma fonte de moluscos, peixes e algas e juntamente com as dunas formam ecossistemas com uma riqueza ecológica muito importante.


Os campos masseira, tipicamente poveiros, constituem uma forma de agricultura única no mundo e encontram-se nas freguesias de Estela, Navais e Aguçadoura.



Naturalmente que...É bom viver aqui!




Patricia Castro

Sem comentários: