quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

2013 - Ano Internacional da Cooperação pela Água

Embora a Terra seja constituída por 70% de água, apenas cerca de 2% deste recurso natural está disponível para consumo. Mesmo parecendo baixo, esta percentagem seria suficiente para abastecer todo o planeta. Entretanto, por causa da poluição, da desvalorização e da falta de consciencialização, a água potável existente não chega a todas as partes do planeta.
Cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e mais de 15% continua a viver sem redes de esgoto. De acordo com o relatório da ONU previamente apresentado à UNESCO, sobre a "Gestão dos recursos hídricos será sentido por 44 milhões de pessoas, especialmente na Europa Central e Meridional.
Para chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para este fato e, assim, tentar melhorar os índices de acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
Estamos muito longe de acolher o que requer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que todos os habitantes deste planeta têm direito a uma vida digna e saudável, o que inclui o acesso à água limpa. Não obstante todos os esforços, temos o dever de acreditar que a humanidade pode avançar mais, não só através da tecnologia, mas também a partir de políticas públicas que apontem no sentido de consciencializar e responsabilizar quer indivíduos, quer organismos e grupos empresariais.





Patrícia Castro

Sem comentários: