Os campos masseira (também conhecidos como masseira) são uma forma de agricultura única no mundo, e são praticadas em covas largas e fundas nas típicas dunas, que tanto caracterizam a paisagem das freguesias de Estela, Navais e Aguçadoura na Póvoa de Varzim, e nas freguesias de Apúlia e Fão, em Esposende.
Modo de Processo:
Nos "valos" (cantos das covas), são cultivadas as vinhas, com o objectivo de proteger a área central dos ventos. Nesta mesma área central, encontra-se água doce, em que tudo pode ser cultivado, mas para que o solo possa ser fertilizado são necessárias grand
es quantidades de sargaço.
Através destas covas de apenas escassos metros de profundidade, obtém-se um aumento térmico, que em conjunto com os "valos" e as vinhas, protegem o campo dos ventos e transformam as masseiras numa espécie de estufa.
O que são os "Valos"?
Os "valos" são construídos através de areias retiradas do terreno, que se encontravam a mais, tendo funções, como criar um microclima e também vedar o terreno.
Curiosidade:
Este tipo de agricultura, foi curiosamente inventada, no século XVIII por monges beneditinos da abadia de Tibães.
O campo masseira, é hoje em dia um tipo de agricultura em riscos de extinção, devido á forte popularização das estufas nas freguesias e também devido ao uso de areias para a construção civil.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, cedeu 4 948 377 m2 do seu território para serem uso exclusivo de masseiras, com o objectivo de proteger este tipo de agricultura.
Delimitação Geográfica dos Campos Masseira (Fonte: Google Earth)
Patrícia Castro
1 comentário:
Ola, Meu nome e Ruben Sanchez, eu sou do sur da Espanha. Em mia terra temos uma coisa muito muito parecida. Seu nome e "navazos". Estan tamben en pergro. Aqui e muito mais antigo
http://navazos.blogspot.com.es/
https://es.scribd.com/collections/4019985/Los-Navazos-de-Sanlucar-de-Barrameda
desculpa por meu portugues
Enviar um comentário